domingo, 22 de março de 2015

Petrykivka Art


Petrykivka (em ucraniano) ou Petrikovka (em russo)  refere-se a pequena comunidade que remonta de 1772, fundada pelo cossaco Petryk, hoje com cerca de 5000 habitantes. Também denomina a arte folclórica desta região, que devido a sua importância estética, histórica e social tornou-se  patrimônio cultural.


Casas, aposentos, objetos pessoais e instrumentos musicais são ornamentados com motivos muito colorido e detalhados representando principalmente elementos da natureza.


Popularmente instalou-se a crença de que estas imagens, incluindo exuberante floração, protegem as famílias do mal, do sofrimento e da tristeza.


Habitantes da pequena aldeia observam a Natureza e cuidadosamente transferem motivo para seus trabalhos artísticos respeitando um rico simbolismo


- Fogo e renascimento espiritual é encarnado pela figura do galo.


- Pássaros representam a luz harmonia e felicidade
Cada família tem pelo menos um praticante da tradicional pintura e seus fundamentos são repassados para as crianças em todos os níveis da educação formal, desde o pré até a universidade.


Estas competências são repassadas a quem tiver interesse em aprender e a comunidade procura preservar  e renovar  memória histórica e espiritual.


Mulheres estão particularmente envolvidas nesta arte folclórica que define a espiritualidade e identidade do pequeno e original grupo comunitário.


Foi incluída pelo comitê  da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em  ato representado  nos seguintes critérios:


- Pintura decorativa transmitida de geração à geração através de métodos formais e informais garantindo aos seus praticantes  sentimento de identidade e propriedade.


- Arte folclórica que ao ao pertencer  a Lista Representativa  torna-se instrumento  de visibilidade da cultura e do diálogo entre artistas locais e a comunidade internacional.


- Salvaguarda do material artístico pelos portadores, escolas, pesquisadores e atividades administrativas da região


- Ampla participação dos praticantes da pintura decorativa  no processo de nomeação



- Inclusão  da pintura Petrykikva  na lista de elementos  do Patrimônio Cultural Imaterial da Ucrânia, mantida pelo Ministério da Cultura.
















Referências: Imagens copiadas de Wikipedia, Facebook, Pinterest e google search. Não foi possível determinar autorias.Informações sobre autores e créditos serão bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Converse com Art Creata aqui!